Comunicação é tudo e tudo é comunicação! Saber se comunicar bem, ética e efetivamente é algo que traz bons frutos. Comunicar é anunciar, se relacionar, é poder se aproximar das pessoas, compartilhar conhecimento, dividir problemas, ser solidário com situações delicadas, alertar, questionar, criar vínculos e abrir caminhos para outros universos. Valorizar uma comunicação de qualidade e ir em busca de recursos que a viabilizem, é promover um leque de possibilidades. Portanto, saber se expressar de maneira adequada é um diferencial em qualquer área de atuação. Escrever e falar bem o idioma local e de origem é fundamental, por isso, estudar, ler e vencer dificuldades com a própria língua é muito importante.
É triste demais observar anúncios publicitários com erros básicos de português, locutores que se perdem com a gramática ou com dicção, que usam artifícios exagerados ou voz artificial. Lamentável também, quando comentaristas tecem opiniões sem embasamento teórico com conteúdo repleto de bobagens e escrevem artigos sem algum tipo de revisão ortográfica. Afinal, quem quer se comunicar melhor ou profissionalmente deve buscar aperfeiçoamento, treinar, ensaiar, se auto-observar, corrigir seu próprios erros, aceitar críticas construtivas de quem tem mais experiência e tentar aprender com quem entende do assunto.
Mas, além de escrever e falar corretamente é vital saber se comportar bem, ter expressões corporais apropriadas, dosar o tempo do discurso e saber, literalmente, com que público está falando.
Na verdade, qualquer detalhe é comunicação! Pode ser um corte de cabelo, a cor de uma gravata, uma maquiagem, um olhar, um trejeito, um suspiro, um grito ou simplesmente um absoluto silêncio. Músicas, perfumes, iluminação, climatização de um ambiente, um bolo que sai do forno, uma brisa no rosto ou um agitar dos pés também significam muitas coisas. Por mais que não sintamos, nosso corpo comunica muito o tempo todo, inclusive enquanto dormimos. Por isso, um comportamento adequado e bons modos fazem toda diferença.
Sorrir, ser gentil, cumprimentar as pessoas com educação, saber atender bem um telefonema ou digitar uma mensagem, receber bem um convidado, ser responsável e pontual, ceder um assento em um local público, ser tolerante e autêntico, entre tantas atitudes cotidianas, demonstram quem é quem, porque tudo é comunicação.
Comentários
Postar um comentário