Pular para o conteúdo principal

Comportamento dentro e fora do Facebook

Resultado de imagem para FACEBOOK

Facebook é a rede social mais acessada nos últimos anos e a ela são atribuídas a uma série de significados. São inúmeras vantagens e riscos no seu uso, com possibilidade de acesso a grande número de pessoas e conteúdos variados. 
Muitos a definem como um local de postagens de expresso narcisismo, com conteúdos que só interessam à pessoa em si. Outros já acham que é um mural de posturas bizarras, onde cada um escreve o que pensa , com autoridade de  formador de opinião, mesmo que não haja coerência ou fundamentos no que escreve ou fala. Para certos perfis mais reativos, o Facebook se torna um espaço de discussões e divergências exacerbadas, muitas vezes, com sinais explícitos de intolerância. Alguns consideram este meio como um instrumento de divulgação de trabalho e outros aproveitam para oferecer algo ou pedir oportunidades. Há também quem poste fotos e frases de mau gosto ou dão destaque a assuntos que não melhoram em nada, a vida de quem quer que seja, enquanto certos  usuários fazem dela  um  “muro de lamentações”,   desabafando e compartilhando problemas íntimos - algo bem inadequado e deselegante. 
Resultado de imagem para FACEBOOK
É comum também observar quem só divulgue alegrias, sucessos e  realizações pessoais, exibindo um pique frenético o tempo todo, enquanto certos grupos usam todo potencial que a rede social oferece para mobilizações e divulgação de problemas comuns à população. 
Apesar dos conhecidos usuários “sem noção”,  existem  aqueles que  utilizam o aplicativo  como um meio de comunicação importante para relacionamentos profissionais e de amizade, assim como para fazer novos contatos e ter um espaço livre para  compartilhar curiosidades e assuntos pontuais.
Resultado de imagem para FACEBOOK
Entretanto, quando se pensa em ação e reação, diferentes comportamentos podem surgir, mediante a toda esta gama de perfis de usuários  e condutas. Há estudos que revelam que muitos postam o que gostariam de ser, mas nem sempre revelam seu cotidiano com sinceridade, algo que gera frustração e promove atitudes dissimuladas.  No contraponto, muitas empresas conferem o currículo de um candidato a uma vaga de emprego após a verificação de seu perfil na rede, demonstrando  a influência do Facebook na vida prática. Por sua vez, as constantes postagens dos sempre "bem-sucedidos", geram competição social entre seguidores e podem se tornar um gatilho para depressão. Sim, há estudos que demonstram uma relação direta entre depressão e uso do Facebook.  O fato é que nesta enorme praça de encontro acontece de tudo! 

Resultado de imagem para FACEBOOK

Bom seria se cada um se comportasse com autenticidade, comunicando-se com clareza, ética, respeitando o direito do outro e se preservando de exposições desnecessárias, com uma boa dose de criatividade, inteligência e muito bom senso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem mexeu nas minhas coisas?

Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p

Regras de etiqueta para horários de visitas e telefonemas

Tem certas coisas que a gente tem que evitar no dia-a-dia, entre elas, a inconveniência. Sabe aquele dia que você trabalhou até tarde ou, por qualquer outro motivo, foi dormir de madrugada porque sabia que poderia dar uma esticadinha no sono no dia seguinte? Parece que a gente se prepara para relaxar e repor um pouco as energias, eis que, alguém simpático , resolve lhe telefonar às 7:30h da manhã. Por mais que a gente resolva não atender, no caso de um celular, quando a ligação é para o telefone fixo, não tem como não lesar o descanso tão esperado. Não estou comentando sobre telefonemas importantes e emergenciais, mas sim, sobre algumas pessoas sem noção que ligam à qualquer hora, sem entender que, em certos horários, a gente não liga para ninguém! Da mesma forma, algumas visitas... Há quem resolva lhe visitar do nada, sem antes dar um telefonema para combinar e decide chegar nos horários mais impróprios, sem se tocar de que está cometendo uma gafe "daquelas". Se

RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.

 As aulas estão de volta e, com elas, recomeçam uma série de atividades. Experiências novas, novos relacionamentos, expectativas diferentes e até um certo "medinho" do que está por vir. Tudo isto é esperado, porque é assim mesmo.  Acho que o mais importante, e o que gostaria de focar aqui, é o relacionamento entre professores, pais e alunos durante o ano letivo.  Em tempos em que tudo é permitido, ficou um pouco mais tenso, o clima, em algumas salas de aula. Realmente, por mais que muitas coisas tenham mudado nestas últimas décadas, algo não pode mudar: o respeito do aluno para com o professor . Não é possível entrar em um ambiente com 30 alunos e um professor, com um total de 31 caciques! Na verdade, todos querem mandar e fazer com que suas ideias prevaleçam, mas ninguém quer obedecer as regras estabelecidas. Os alunos já chegam na escola com uma bagagem sinistra, sem limites e isto é muito complicado. Revela a educação que eles recebem dentro de seus lares, que é um