Pular para o conteúdo principal

Vai viajar para os Estados Unidos?


Foto profissional grátis de América, amontoado, Broadway, cidade
Hoje as dicas vão para quem pretende viajar para os Estados Unidos e não quer cometer tantas gafes. Além das regras universais de etiqueta, é sempre bom deixar claro que cada povo tem seus costumes e normas de boas maneiras e só permanecendo por um período maior em um local é que se pode assimilar tais costumes. Entretanto, algumas situações básicas podem ser evitadas. Por isso, investir em comportamento integral vale muito a pena!
Foto profissional grátis de água, alimentação, alimento, bacon
Na hora dos cumprimentos, o brasileiro está acostumado com abraços e até beijos, enquanto os americanos preferem um aperto de mão sem muita proximidade. Da mesma maneira, não é educado ficar perto demais de pessoas em uma fila ou em um outro ambiente qualquer. Inclusive no Brasil, a proximidade física excessiva ou o toque sem permissão é algo invasivo. Uma atitude que deixa os americanos irritados é o ato de caminhar durante um passeio turístico e parar, de repente, em uma calçada para tirar uma foto, impedindo o fluxo de pedestres e provocando algum tipo de esbarrão entre pessoas. Nesta situação, melhor escolher um cantinho ou um espaço neutro, dar uma paradinha gradativa e registar o momento sem incomodar os demais.
Foto profissional grátis de acordo, advogado, afro-americano, agrupar
Pontualidade também é um item importante para os americanos, que não têm muita flexibilidade para atrasos ou com as comuns desculpas esfarrapadas de brasileiros. Atrasar é deselegante, assim como falar alto ou assumir trejeitos exagerados ou chamativos. 
Quem tem a intenção de visitar um outro país deve se preocupar com algumas expressões idiomáticas básicas para não fazer feio durante a viagem, pois certas frases ou palavras mal colocadas podem ser interpretadas como grosseria ou ofensa. Também em inglês este cuidado é necessário. 
Em um restaurante, por exemplo, é fundamental entender se não há uma fila a ser respeitada ou um aviso sobre a necessidade da espera do recepcionista para conduzir o cliente à mesa.  Durante a refeição é extremamente indelicado chamar o garçom com "psiu", gritar ou estalar de dedos. Estes profissionais estarão atentos ao cliente e basta uma menção para um atendimento efetivo.  
Com o pedido da conta é apresentado o valor do que foi consumido, mais a taxa de impostos. A gorjeta costuma ser uma porcentagem do valor gasto e deve ser paga à parte. Quando o cliente se recusa a dar gorjeta, demonstra-se rude ou insatisfeito com o serviço prestado. Alguns outros serviços também esperam por gorjeta, como taxistas, funcionários de salão de beleza ou de hotel.  Só no caso de locais com autoatendimento é que a gorjeta pode ser dispensada. 
Foto profissional grátis de alimento, almoço, atendimento, bancário
É prudente familiarizar-se com a língua inglesa, buscar diversas informações sobre costumes locais, desenvolver uma boa comunicação pessoal e um comportamento integral adequado. Estas atitudes só promovem boas conexões durante uma viagem ao exterior. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem mexeu nas minhas coisas?

Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p

Regras de etiqueta para horários de visitas e telefonemas

Tem certas coisas que a gente tem que evitar no dia-a-dia, entre elas, a inconveniência. Sabe aquele dia que você trabalhou até tarde ou, por qualquer outro motivo, foi dormir de madrugada porque sabia que poderia dar uma esticadinha no sono no dia seguinte? Parece que a gente se prepara para relaxar e repor um pouco as energias, eis que, alguém simpático , resolve lhe telefonar às 7:30h da manhã. Por mais que a gente resolva não atender, no caso de um celular, quando a ligação é para o telefone fixo, não tem como não lesar o descanso tão esperado. Não estou comentando sobre telefonemas importantes e emergenciais, mas sim, sobre algumas pessoas sem noção que ligam à qualquer hora, sem entender que, em certos horários, a gente não liga para ninguém! Da mesma forma, algumas visitas... Há quem resolva lhe visitar do nada, sem antes dar um telefonema para combinar e decide chegar nos horários mais impróprios, sem se tocar de que está cometendo uma gafe "daquelas". Se

RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.

 As aulas estão de volta e, com elas, recomeçam uma série de atividades. Experiências novas, novos relacionamentos, expectativas diferentes e até um certo "medinho" do que está por vir. Tudo isto é esperado, porque é assim mesmo.  Acho que o mais importante, e o que gostaria de focar aqui, é o relacionamento entre professores, pais e alunos durante o ano letivo.  Em tempos em que tudo é permitido, ficou um pouco mais tenso, o clima, em algumas salas de aula. Realmente, por mais que muitas coisas tenham mudado nestas últimas décadas, algo não pode mudar: o respeito do aluno para com o professor . Não é possível entrar em um ambiente com 30 alunos e um professor, com um total de 31 caciques! Na verdade, todos querem mandar e fazer com que suas ideias prevaleçam, mas ninguém quer obedecer as regras estabelecidas. Os alunos já chegam na escola com uma bagagem sinistra, sem limites e isto é muito complicado. Revela a educação que eles recebem dentro de seus lares, que é um