Pular para o conteúdo principal

Como você gerencia seu tempo?

Foto profissional grátis de digital, mão, pulso, punho

Muitas vezes não sabemos gerenciar nosso tempo e, quando percebemos, aqueles minutos, horas ou dias se foram. Inúmeras atividades ficam acumuladas e o estresse ou o desânimo acabam ganhando lugar de protagonistas em nossas vidas. Isso faz sentido para você? 
É importante aproveitarmos os minutos disponíveis para resolvermos nossas pendências e quitarmos nossos compromissos. O primeiro passo para o controle de nosso tempo é ter uma agenda, seja ela física ou digital, e abri-la periodicamente. Além da agenda, vale colocar lembretes de papel grudados em um local visível ou programar avisos pelo próprio celular. 
Qualquer ser humano pode aprender a evitar a procrastinação e de manter o foco na execução das tarefas, contudo, é preciso treinar a atenção plena sobre o momento em questão. 
Foto profissional grátis de atividade, caderno, caneta, computador portátil
Existem técnicas de neurociência muito úteis para que haja uma nova rotina e novos hábitos para um melhor gerenciamento das etapas do cotidiano. A maioria das pessoas faz algo, pensando em tantos outros assuntos ao mesmo tempo. Este fato, ao longo de semanas, torna-se um costume que impede um bom aproveitamento de certas oportunidades, gerando insuficiência de resultados e extremo cansaço. Afinal, só acumular funções e não ter um sistema para realizá-las, leva à frustração e a um descrédito pessoal. É preciso adquirir certas habilidades para saber gerenciar muito bem algumas tarefas simultâneas e não cair nesta armadilha. Portanto, convém fazer uma autoavaliação e entender se é possível realizar mais de uma tarefa por vez, ou se é viável realizar cada atividade, isoladamente, e ficar com a consciência tranquila.
Foto profissional grátis de casual, descontraído, equipamento, estresse
 Observar situações que boicotam a otimização da produtividade é mais um tópico relevante.  Ambientes conturbados e notificações sonoras de smartphones, por exemplo, são  motivos de distração quando se exige concentração. Sendo assim, fica mais fácil desativar sons do celular e elaborar funções em um local mais apropriado. Outro fator que rouba o tempo de qualquer um, é a desorganização. Não saber onde está isso ou aquilo,ou delegar funções para quem não está apto a determinadas atividades, errar ou esquecer datas e compromissos, é algo negativo quando o assunto é cumprir uma programação.  
Foto profissional grátis de borrão, cronômetro, mancha, névoa

Para concretizar metas é fundamental estabelecer pequenas pausas de descanso durante o período de execução.Programar intervalos curtos para tomar um cafezinho, fazer um alongamento ou uma ida ao toalete, promove maior disposição para seguir em frente. Também estabelecer um planejamento prévio por escrito e ter uma boa noite de sono muda muito a disposição para o dia seguinte, assim como incluir exercícios físicos na rotina, ter uma alimentação saudável e ingerir bastante água.
Foto profissional grátis de ação, adultos, água, alegria


 No final da jornada é interessante revisar todas as funções e perceber quantas coisas foram realizadas e quantas não, para que o próximo dia possa ser estruturado adequadamente. Dentro do processo de desenvolvimento humano e comportamento integral, o autoconhecimento é um item indispensável. Tomar consciência das próprias potencialidades e ritmo pessoal é algo básico para dizer sim ou não para algumas atividades propostas. Por fim, cada um deve saber como gerenciar seu tempo para utilizá-lo bem, sem prejuízo ao próprio bem-estar físico e mental. 
Foto profissional grátis de ajuda, ajudar, artes aplicadas, artes e ofícios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem mexeu nas minhas coisas?

Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p

Regras de etiqueta para horários de visitas e telefonemas

Tem certas coisas que a gente tem que evitar no dia-a-dia, entre elas, a inconveniência. Sabe aquele dia que você trabalhou até tarde ou, por qualquer outro motivo, foi dormir de madrugada porque sabia que poderia dar uma esticadinha no sono no dia seguinte? Parece que a gente se prepara para relaxar e repor um pouco as energias, eis que, alguém simpático , resolve lhe telefonar às 7:30h da manhã. Por mais que a gente resolva não atender, no caso de um celular, quando a ligação é para o telefone fixo, não tem como não lesar o descanso tão esperado. Não estou comentando sobre telefonemas importantes e emergenciais, mas sim, sobre algumas pessoas sem noção que ligam à qualquer hora, sem entender que, em certos horários, a gente não liga para ninguém! Da mesma forma, algumas visitas... Há quem resolva lhe visitar do nada, sem antes dar um telefonema para combinar e decide chegar nos horários mais impróprios, sem se tocar de que está cometendo uma gafe "daquelas". Se

RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.

 As aulas estão de volta e, com elas, recomeçam uma série de atividades. Experiências novas, novos relacionamentos, expectativas diferentes e até um certo "medinho" do que está por vir. Tudo isto é esperado, porque é assim mesmo.  Acho que o mais importante, e o que gostaria de focar aqui, é o relacionamento entre professores, pais e alunos durante o ano letivo.  Em tempos em que tudo é permitido, ficou um pouco mais tenso, o clima, em algumas salas de aula. Realmente, por mais que muitas coisas tenham mudado nestas últimas décadas, algo não pode mudar: o respeito do aluno para com o professor . Não é possível entrar em um ambiente com 30 alunos e um professor, com um total de 31 caciques! Na verdade, todos querem mandar e fazer com que suas ideias prevaleçam, mas ninguém quer obedecer as regras estabelecidas. Os alunos já chegam na escola com uma bagagem sinistra, sem limites e isto é muito complicado. Revela a educação que eles recebem dentro de seus lares, que é um