Pular para o conteúdo principal

Evite a Síndrome de Burnout


Viver para trabalhar e se submeter à  diversas  pressões  externas e internas  constantes pode significar um caminho certo para um esgotamento físico-emocional sem volta. Uma grande parcela da população trabalha para garantir seu sustento ou por considerar determinada atividade é lucrativa. Entretanto, estes trabalhadores nem sempre estão no nicho profissional que gostam ou que têm habilidade. A maioria está no mercado sem a real convicção de atuar naquilo que a torna feliz, ao contrário, exerce uma atividade que se torna tóxica, mentalmente.
 de apoiando, conceito, desgaste, estilo
Fazer, todos os dias, algo desagradável e imposto, é uma das grandes causas para desestímulo e cansaço de funcionários. Se este desestímulo estiver associado à alta cobrança do mercado, sobrecarga de horário de trabalho, falta de reconhecimento de superiores e à competitividade cruel com colegas do mesmo setor, ocorre uma propulsão para um quadro de esgotamento físico e mental, vinculado à rotina profissional, denominada Síndrome de Burnout. Esta síndrome é caracterizada por vários sintomas como, sensação de pressão no peito, respiração ansiosa, dores pelo corpo, insônia à noite, sonolência durante o dia, ter tiques nervosos, até dermatites. Em função do esgotamento e nervosismo extremo, a imunidade baixa e muitas doenças começam a surgir. 
Foto profissional grátis de borrão, cômodo, dentro de casa, desgaste
Alguns confundem com quadro isolado de depressão e estresse, mas é algo muito mais complexo e pede uma interferência para tratamento específico e orientação sistêmica para mudanças de hábito, assim como a busca por um novo estilo de vida. Nos dias atuais é muito comum o medo da concorrência, o medo do desemprego, o medo de não ter como honrar compromissos e, em função destes fatores, o indivíduo se dispõe a aceitar todas as exigências de chefias ou dos próprios clientes, assumindo uma jornada de trabalho desumana. 
  de adulto, chuva, escuro, estresse
As conseqüências físicas da Síndrome de Burnout são desastrosas, assim como as mentais e emocionais. Nosso corpo fala e quando algo não está bem com nossa vida, vale investigar o que precisa ser mudado ou melhorado. Qualquer máquina precisa de revisão, manutenção e atualização, não é verdade?  Empregadores e empregados, assim como profissionais autônomos devem ter  consciência da necessidade de um planejamento ético de trabalho digno e saudável, com avaliações grupais e individuais periódicas.  Por outro lado, dentro do comportamento integral, cada um de nós deve buscar se certificar se está no caminho certo de realização pessoal. Observar-se melhor e detectar determinadas situações desnecessárias, ou ainda, compreender se está caminhando por atalhos errados. É possível assumir uma postura sensata e evitar este tipo de doença que, segundo dados científicos, assola 30% da população.
Faz toda diferença procurar o processo de coaching integral, assim como enfrentar um processo de desenvolvimento humano, porque conhecer-se bem e gerenciar a própria vida é um privilégio!

Siga-nos!
Instagram:@conexaoetica
Facebook: Conexão Ética
 de bulbo, ideia, inovação, laranja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem mexeu nas minhas coisas?

Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p

Regras de etiqueta para horários de visitas e telefonemas

Tem certas coisas que a gente tem que evitar no dia-a-dia, entre elas, a inconveniência. Sabe aquele dia que você trabalhou até tarde ou, por qualquer outro motivo, foi dormir de madrugada porque sabia que poderia dar uma esticadinha no sono no dia seguinte? Parece que a gente se prepara para relaxar e repor um pouco as energias, eis que, alguém simpático , resolve lhe telefonar às 7:30h da manhã. Por mais que a gente resolva não atender, no caso de um celular, quando a ligação é para o telefone fixo, não tem como não lesar o descanso tão esperado. Não estou comentando sobre telefonemas importantes e emergenciais, mas sim, sobre algumas pessoas sem noção que ligam à qualquer hora, sem entender que, em certos horários, a gente não liga para ninguém! Da mesma forma, algumas visitas... Há quem resolva lhe visitar do nada, sem antes dar um telefonema para combinar e decide chegar nos horários mais impróprios, sem se tocar de que está cometendo uma gafe "daquelas". Se

RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.

 As aulas estão de volta e, com elas, recomeçam uma série de atividades. Experiências novas, novos relacionamentos, expectativas diferentes e até um certo "medinho" do que está por vir. Tudo isto é esperado, porque é assim mesmo.  Acho que o mais importante, e o que gostaria de focar aqui, é o relacionamento entre professores, pais e alunos durante o ano letivo.  Em tempos em que tudo é permitido, ficou um pouco mais tenso, o clima, em algumas salas de aula. Realmente, por mais que muitas coisas tenham mudado nestas últimas décadas, algo não pode mudar: o respeito do aluno para com o professor . Não é possível entrar em um ambiente com 30 alunos e um professor, com um total de 31 caciques! Na verdade, todos querem mandar e fazer com que suas ideias prevaleçam, mas ninguém quer obedecer as regras estabelecidas. Os alunos já chegam na escola com uma bagagem sinistra, sem limites e isto é muito complicado. Revela a educação que eles recebem dentro de seus lares, que é um