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Conecte-se e conviva melhor!


Comunicar-se bem é uma habilidade bem-vinda em qualquer situação ou ambiente. Mas, quando falo sobre a arte de se comunicar bem, não me refiro apenas ao fato da pessoa ser eloquente, extrovertida ou simpática, mas sim, de saber se comunicar de forma adequada, com clareza, elegância, resiliência, com  conteúdo, educação, assertividade, empatia e autocontrole.

Uma das habilidades mais valorizadas dentro da arte de conviver e do mundo empresarial é a de se comunicar bem, assim como no setor de gestão de conflitos, na área da educação (professores, em especial), no amplo leque de possibilidades dentro da mídia e em todos os tipos de relacionamentos interpessoais.


 Uma mensagem mal emitida ou mal interpretada pode gerar confusão, desacertos e desconfortos importantes, causando distanciamento entre as pessoas. Portanto, para conviver bem e melhor, e se conectar de verdade, saber se comunicar é o caminho. 


Quando alguém é prepotente ou não tem argumentos convincentes e não domina o assunto a ser abordado, ao participar de um diálogo ou algo mais abrangente, como uma reunião de trabalho ou videoconferência entre familiares ou amigos, qualquer instabilidade ou insegurança pode ser expressa pela conduta intempestiva e pela própria comunicação pessoal. Em tempos de comunicação não-violenta, agressividades, alteração de volume e tom de voz só denotam despreparo e falta de autocontrole. Portanto, fique atento!


Vale lembrar que comunicar-se com clareza e elegância é uma das soft skills tão almejadas no ambiente empresarial e merece, realmente, muita atenção por parte de gestores e líderes, porque conectar-se com a equipe é essencial. Mas, conectar-se com um colega, com namorado, com o caixa do mercado ou a secretária do médico, com o motorista do Uber e com a própria família, assim como com seguidores das redes sociais ou clientes, entre tantas outras circunstâncias do cotidiano, também é muito importante. 


Hoje quero que você se sinta motivado a desenvolver seu potencial de comunicação. Como profissional da área, sugiro que busque informações, treinamentos e um processo de coaching de comunicação. É uma caminhada que vale a pena, transforma, desenvolve inteligência emocional e faz a diferença em todas as relações, sejam elas pessoais ou profissionais. No método que utilizo, associo técnicas terapêuticas ao processo de coaching, para quem tem bloqueios e dificuldades particulares na hora de fazer uma apresentação ou de simplesmente participar de uma conversa ou um encontro. 


Medo, timidez, traumas e outras situações podem ser "aquela pedrinha no meio do caminho" para quem pretende se comunicar melhor. A boa notícia é que existem métodos e técnicas para vencer tudo isso e  esta é a dica de hoje...



Conecte-se e conviva melhor!

Abraços da 

Estela



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