Pular para o conteúdo principal

A difícil convivência com a prepotência

Foto profissional grátis de abajur, adulto, atenção, atividade

Pessoas, realmente, sensatas, cultas e conscientes sabem que quanto mais se sabe, mais se tem a aprender, porque qualquer um de nós tem muito a buscar e a assimilar, qualquer que seja a fase da vida.
Quem é extremamente vaidoso e se considera o máximo, ou ainda, um ser superior, demonstra a urgente necessidade de rever seus conceitos.
Não é raro encontrar pessoas que imaginam poder deter o poder e que gostam de comandar tudo e todos, além de demonstrarem acreditar que são mais capacitados que os demais. 
Foto profissional grátis de cara, carreira, chefe, corporativo
Este quadro comportamental fica pior quando a autovalorização exagerada e o autoconceito elevado são incompatíveis com a realidade. Nem sempre aquele indivíduo é tudo aquilo que acredita ser ou que divulga pelas redes sociais.
 Por outro lado, há quem, de fato, carregue um histórico respeitável e de destaque, o que não justifica qualquer ar de superioridade ou atitudes prepotentes, pois, não existe nada mais desconcertante, do que assistir a uma cena de arrogância e prepotência, partindo de alguém, supostamente educado. Vamos combinar que pessoas cultas e educadas não combinam com prepotência; mas sim, com simpatia, ética, elegância e civilidade!
Almejar crescer na carreira profissional e na vida pessoal é extremamente válido e importante, assim como estudar e escalar degraus que façam a diferença, mas oprimir ou humilhar alguém, não tem o menor sentido.

Foto profissional grátis de adulto, balcão, branco, bravo
Portanto, conviver com quem se considera dono da verdade é bem difícil. Indivíduos com este perfil, muitas vezes, ocupam cargos de liderança porque gostam de mandar e agem sem o mínimo de modéstia ou compreensão, exigindo muito dos outros e retribuindo a eles, muito pouco. Vale ressaltar aqui, que estes líderes nem sempre são bons no que fazem e nem sempre são bem quistos por sua equipe, mas sempre acham que estão com a razão! Existe uma sensível diferença entre abuso do poder e liderança. O correto, dentro de determinadas situações, é saber se impor sem ser ofensivo, sinalizando e estabelecendo regras de convivência, com cuidados e estratégias de comunicação pessoal e condutas adequadas para evitar descontentamentos e preservar bons diálogos.
Além disso, todo relacionamento que envolve diferenças sócioculturais, deve ser alicerçado em um clima de respeito mútuo. Uma regra universal é cumprimentar a todos, fazendo uso das famosas palavras mágicas, sempre. Afinal, quem não gosta de ser valorizados e reconhecido?
Foto profissional grátis de acordo, ajudando, Alô, aperto de mão

É interessante observar que em um mesmo grupo podem haver diferentes níveis de compreensão entre um e outro e, portanto, as atitudes deverão corresponder à estas necessidades, porque viver ou trabalhar, sob clima de tensão e austeridade, não é nada convidativo. Existem métodos terapêuticos e de coaching que colaboram bastante para quem, realmente, quer melhorar seu comportamento integral. Por fim, é bem melhor conviver onde a paciência, o autocontrole, o bom senso e a gentileza têm espaço garantido. Não é verdade?

Foto profissional grátis de ajuda, ajudar, alegre, aperto de mão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem mexeu nas minhas coisas?

Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p

Regras de etiqueta para horários de visitas e telefonemas

Tem certas coisas que a gente tem que evitar no dia-a-dia, entre elas, a inconveniência. Sabe aquele dia que você trabalhou até tarde ou, por qualquer outro motivo, foi dormir de madrugada porque sabia que poderia dar uma esticadinha no sono no dia seguinte? Parece que a gente se prepara para relaxar e repor um pouco as energias, eis que, alguém simpático , resolve lhe telefonar às 7:30h da manhã. Por mais que a gente resolva não atender, no caso de um celular, quando a ligação é para o telefone fixo, não tem como não lesar o descanso tão esperado. Não estou comentando sobre telefonemas importantes e emergenciais, mas sim, sobre algumas pessoas sem noção que ligam à qualquer hora, sem entender que, em certos horários, a gente não liga para ninguém! Da mesma forma, algumas visitas... Há quem resolva lhe visitar do nada, sem antes dar um telefonema para combinar e decide chegar nos horários mais impróprios, sem se tocar de que está cometendo uma gafe "daquelas". Se

RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.

 As aulas estão de volta e, com elas, recomeçam uma série de atividades. Experiências novas, novos relacionamentos, expectativas diferentes e até um certo "medinho" do que está por vir. Tudo isto é esperado, porque é assim mesmo.  Acho que o mais importante, e o que gostaria de focar aqui, é o relacionamento entre professores, pais e alunos durante o ano letivo.  Em tempos em que tudo é permitido, ficou um pouco mais tenso, o clima, em algumas salas de aula. Realmente, por mais que muitas coisas tenham mudado nestas últimas décadas, algo não pode mudar: o respeito do aluno para com o professor . Não é possível entrar em um ambiente com 30 alunos e um professor, com um total de 31 caciques! Na verdade, todos querem mandar e fazer com que suas ideias prevaleçam, mas ninguém quer obedecer as regras estabelecidas. Os alunos já chegam na escola com uma bagagem sinistra, sem limites e isto é muito complicado. Revela a educação que eles recebem dentro de seus lares, que é um