Quem é usuário do aeroporto de Jaguaruna e precisou fazer o trajeto Jaguaruna – São Paulo nestes últimos dias deve ter recebido alguma notificação de cancelamento de voos. No meu caso específico, três vezes. Cancelamentos estes que exigiram muita paciência, autocontrole, boas maneiras, bom senso e perseverança da parte de quem achava que sua viagem estava garantida. Foi necessário um elevado nível de autocontrole para lidar com os imprevistos, remanejar passagens, assentos e deslocamentos, além dos custos financeiros para isso, mesmo que a empresa aérea se coloque à disposição para rever alguns gastos. Além destas situações, existe um outro lado da história, que interfere na vida de quem nem sabe dos problemas do aeroporto, mas que, inevitavelmente, é atingido pelas mudanças de datas e horários das idas e chegadas das novas passagens aéreas.
Todos estes trâmites, em especial, quando comunicados com pouca antecedência, alteram demais o humor e o planejamento da vida de muita gente. Entre quem administra o aeroporto e a companhia aérea têm muitas pessoas envolvidas. No que tange à etiqueta empresarial, é importante focar nos bons relacionamentos, tanto com clientes como com parcerias. Também neste âmbito, nossa coluna já colaborou com algumas dicas importantes para que empresários e outros profissionais saibam se comportar com o público consumidor e com os próprios funcionários, além de outras áreas de relacionamento interpessoal. Tópicos como: etiqueta empresarial, planejamento dentro de ambiente de trabalho, inteligência emocional, relacionamento entre cliente e profissional, netiqueta, liderança humanizada, convivência ética, respeito ao consumidor, linguagem verbal e não-verbal, entre tantos títulos de artigos publicados aqui no DS, já destacaram a relevância de proatividade, responsabilidade e o desenvolvimento de habilidades comportamentais para que haja uma melhor convivência entre fornecedor e consumidor. Vale esclarecer que a Latam tem um atendimento eficiente, educado e uma equipe bem treinada, na qual os funcionários são prestativos e atenciosos, mas a alta demanda de tempo no telefone para que tudo seja reorganizado e restabelecido é bem exigente. Na verdade, estes cancelamentos são um transtorno, e tudo indica que a causa para estas mudanças se resume a exigências relativas a treinamentos e suporte de uma equipe de bombeiros para uma segurança maior de todos no local. Parece um motivo importante e justo, solicitado ao aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que representa um ganho enorme para região, favorece importantes conexões de diversas naturezas, promove oportunidades e divisas, e, certamente, merece uma atenção especial. Vamos aguardar por boas notícias! Siga-nos pelo Facebook e @conexaoetica no Instagram |
Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p
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