Pular para o conteúdo principal

Dicas para batizados de crianças

É comum sermos convidados para o batizado de alguma criança da família ou que pertença ao nosso círculo de amizades, em especial quando da religião católica.

Estas celebrações costumam acontecer no período da manhã ou da tarde, por isso, quando os pais querem comemorar, podem optar por um brunch, almoço ou um lanche. Normalmente, são reuniões para um número restrito de pessoas e o convite para amigos e parentes pode ser feito por telefone ou por outro meio de comunicação – internet, por exemplo –, desde que se tenha certeza que foram fornecidos todos os dados e que haja intimidade para isso. Caso contrário, existe a possibilidade de um convite impresso, entregue pessoalmente ou pelo correio.

Batizar um filho pequeno, para quem valoriza, é um momento especial e pede algumas providências para que tudo corra bem. Não é um ato puramente social, como alguns imaginam. O foco principal é a cerimônia religiosa por dar início à vida cristã e por ser a porta de entrada para os demais sacramentos. O esperado é que os pais escolham pessoas queridas e de seu convívio para serem padrinhos da criança, mas é importante que se informem com o sacerdote sobre todas as diretrizes antes de efetuarem o convite, evitando algum tipo de gafe. Inclusive, é necessário que o casal escolhido tenha possibilidade de frequentar uma preparação religiosa básica para, então, poderem assumir a condição de padrinhos.

Em relação às vestes, a da criança costuma ser branca, mas o fundamental é que seja confortável e prática, para que o batizando não sofra algum incômodo. Mãe e madrinha devem escolher suas roupas sem botões ou enfeites pontiagudos que possam vir a machucar o bebê enquanto o carregam no colo. O traje dos convidados deve ser discreto e, no caso das mulheres, é importante lembrar que em local sagrado não é adequado usar decotes ousados, transparências e minissaias exageradas.

Cabe aos pais intuírem sobre possíveis atrasos e imprevistos no dia. Portanto, é prudente carregar uma bolsa com produtos de higiene, roupas sobressalentes, chuquinha contendo água ou chá e mamadeira, para o caso de uma fome inesperada. É bom ter consigo tudo que possa acalmar, dar conforto e segurança à criança, evitando grandes crises de choro.

Quanto às fotografias é preciso um certo cuidado com as invasões feitas por vários celulares ao mesmo tempo, durante o batismo. Algumas interferências não deveriam acontecer. Logo, o mais sensato é escolher um local estratégico para fotografar, manter uma certa distância, respeitar e participar do momento. Já durante a festa é possível fotografar à vontade!
artigo escrito para o jornal DS

Leia também: COM QUE ROUPA EU VOU NESTE BATIZADO?
                       RITO CATÓLICO PARA BATISMO
Curta nossa página: ETIQUETA, ÉTICA E BOM SENSO

                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem mexeu nas minhas coisas?

Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p

Regras de etiqueta para horários de visitas e telefonemas

Tem certas coisas que a gente tem que evitar no dia-a-dia, entre elas, a inconveniência. Sabe aquele dia que você trabalhou até tarde ou, por qualquer outro motivo, foi dormir de madrugada porque sabia que poderia dar uma esticadinha no sono no dia seguinte? Parece que a gente se prepara para relaxar e repor um pouco as energias, eis que, alguém simpático , resolve lhe telefonar às 7:30h da manhã. Por mais que a gente resolva não atender, no caso de um celular, quando a ligação é para o telefone fixo, não tem como não lesar o descanso tão esperado. Não estou comentando sobre telefonemas importantes e emergenciais, mas sim, sobre algumas pessoas sem noção que ligam à qualquer hora, sem entender que, em certos horários, a gente não liga para ninguém! Da mesma forma, algumas visitas... Há quem resolva lhe visitar do nada, sem antes dar um telefonema para combinar e decide chegar nos horários mais impróprios, sem se tocar de que está cometendo uma gafe "daquelas". Se

RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.

 As aulas estão de volta e, com elas, recomeçam uma série de atividades. Experiências novas, novos relacionamentos, expectativas diferentes e até um certo "medinho" do que está por vir. Tudo isto é esperado, porque é assim mesmo.  Acho que o mais importante, e o que gostaria de focar aqui, é o relacionamento entre professores, pais e alunos durante o ano letivo.  Em tempos em que tudo é permitido, ficou um pouco mais tenso, o clima, em algumas salas de aula. Realmente, por mais que muitas coisas tenham mudado nestas últimas décadas, algo não pode mudar: o respeito do aluno para com o professor . Não é possível entrar em um ambiente com 30 alunos e um professor, com um total de 31 caciques! Na verdade, todos querem mandar e fazer com que suas ideias prevaleçam, mas ninguém quer obedecer as regras estabelecidas. Os alunos já chegam na escola com uma bagagem sinistra, sem limites e isto é muito complicado. Revela a educação que eles recebem dentro de seus lares, que é um