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Tudo que é demais, não é bom!



Este artigo, para o jornal Diário do Sul, foi escrito para as pessoas que, como eu, ficam cansadas pela insistência de alguns em divulgar seu produto, sem estratégia ou bom senso. Exageros veiculados pela mídia são uma constante e acabam com a paciência do consumidor.
Confira.

Tudo que é demais, não é bom!
Você se sente invadido pela quantidade de anúncios e ofertas veiculados através da mídia? Será que alguém gosta de ver propagandas exageradas e insistentes pela TV ou internet, atender constantes telefonemas de operadoras telefônicas oferecendo produtos ou receber inúmeros torpedos e ligações sobre certas promoções, via celular?

Assim como determinadas estratégias de marketing, que desgastam o produto antes de ser consumido, algumas pessoas ou empresas, que apelam para o mesmo sistema, podem alcançar um efeito contrário ao desejado. Para divulgar artigos e serviços, é necessário buscar técnicas que chamem atenção, revelem o essencial para que o público memorize o que foi anunciado, mas que não cheguem ao ponto de cansar ou irritar o consumidor ou o destinatário.
Todos sabem que certas profissões existem apenas com este fim, com metas pré-estabelecidas para conquistar o público através de telemarketing, divulgação pela web ou algo semelhante, mas é importante que se respeite o direito que cada um tem de escolher, livremente, sem que haja algum tipo de pressão através de um apelo insistente do anunciante. Até para transmitir boas ideias é importante aliar a criatividade ao ato de comunicar de maneira clara, ética, com um mínimo de bom senso e respeito.

As melhores campanhas publicitárias não chegam a cansar, são marcantes e agradáveis, porque despertam o interesse na medida certa. São estratégias elaboradas por profissionais que, antes de tudo, pensam no ser humano e como ele irá reagir diante daquela mensagem. São projetos cuidadosos que usam de sensibilidade para que o consumidor não seja agredido, de alguma forma, mas sim se sinta atraído por aquela ideia. Parece que não, mas tudo que é demais não é bom.
Assim também nos relacionamentos interpessoais. Pessoas que insistem em retomar certos assuntos ou condutas, que não observam o quanto estão sendo inconvenientes, ficam marcadas como indivíduos que não sabem se portar em sociedade. O comportamento social exige ponderação, em muitos aspectos, para evitar que algumas atitudes exageradas se tornem invasivas e inadequadas. 

Um bom e efetivo método para saber se uma ação está um pouco além do ideal é se colocar no lugar do outro e avaliar se “aquela situação” é confortável ou desgastante. Vale lembrar que sugerir algo é bem diferente de uma imposição velada e que não se deve abusar da paciência de ninguém.

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