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Quer fazer bonito nesta Copa de 2014?











Será que todos os setores envolvidos estão preparados para recepcionar esta Copa? Uma infinidade de profissionais pretende lucrar muito com a vinda de turistas e, para isso, é importante saber receber adequadamente e atender bem às expectativas dos visitantes e torcedores. 
O comportamento social e profissional, baseados nas regras da etiqueta, são nosso cartão de visita. Afinal, somos os anfitriões deste evento.
Este é o tema de nosso artigo de hoje, para o jornal Diário do Sul. Confira!

Quer fazer bonito nesta Copa de 2014?
A Copa do Mundo está aí e logo, logo o Brasil estará repleto de turistas, de diversos lugares do mundo, circulando de lá para cá. São inúmeros setores que terão contato com pessoas de culturas e idiomas distintos. É importante que haja preparo para receber todos os torcedores, em especial os que precisarão de hospedagem.

Não importa a ocupação profissional que acolherá o turista, mais sim como será feito esse atendimento. Em especial, dentro de hotéis e pousadas, a equipe de recepção deve estar preparadíssima. Chega a ser uma responsabilidade não só individual, mas global. É na recepção que são realizados os contatos entre hóspedes e a equipe de hotelaria, e é através dela que se poderá passar uma imagem positiva ou negativa, do estabelecimento e de nosso povo. Sendo assim, é importante que haja muita informação e treinamento para que se possa receber não apenas com boa vontade ou com tentativas frustrantes de se falar algumas palavras em inglês ou espanhol. O recepcionista deve ter uma postura corporal adequada, aliando simpatia à sensatez para não parecer invasivo, valendo-se de técnicas específicas para receber bem.
 Como já foi mencionado, outros setores devem se preocupar com a capacitação de seus membros. Profissionais que atuam com meios de transporte, gastronomia, segurança, saúde, cultura, comunicação, turismo, tecnologia, enfim, em diversos campos, devem primar pelo bom atendimento ao público e comportamento pessoal.
Afinal, qual cidadão não gosta de chegar em um local desconhecido, ser bem acolhido e conduzido, honestamente, pelo taxista; ser recepcionado com profissionalismo em sua hospedagem e receber informações corretas para poder transitar pela cidade?  Ou ainda, sair satisfeito com o atendimento de um restaurante, ou depois de uma compra, e ser bem compreendido em seu idioma, em caso de emergência de saúde ou segurança?

Para que equipes empresariais estejam aptas a receber um público mais exigente é necessário que recebam informações específicas e as coloquem em prática. No caso de autônomos, não desanimem. Procurem aprender o básico sobre alguns idiomas e busquem dicas de boas maneiras, comportamento social e profissional. Fica um convite para que curtam a página no Facebook, Etiqueta, Ética e Bom Senso. Ela pode ser uma ferramenta a mais para quem fazer bonito nesta Copa de 2014.


Para receber dicas de etiqueta social e comportamento, posts e artigos publicados, dê um curtir em nossa página no Facebook: Etiqueta, Ética e Bom Senso

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