
As tão esperadas férias chegaram e, com ela, a mudança de rotina! A maioria da população viaja, muda de ambiente para descansar, altera seus hábitos alimentares e, com razão, não quer saber de rigidez de horários. Muitos reencontram parentes e amigos que moram em diferentes locais e há famílias que, por mais intrigante que possa parecer, só conseguem se reunir durante as férias. São filhos ou pais que moram distantes, com atividades particulares ou profissionais que obrigam um distanciamento geográfico, entre outros diversos motivos; fatores estes, que promovem uma convivência esporádica, mas intensa.

Contudo, para certas pessoas, este tempo de férias pode ser uma fase de readaptação. Quem se acostumou com determinada rotina durante o ano, com esquemas mais individualistas, ao compartilhar o mesmo ambiente com parentes e amigos, pode estranhar dividir o espaço físico, a internet, a televisão, entre tantas outras coisas, quando se está em um número maior de pessoas no mesmo local. Na realidade, dando um bom significado a este tempo, estas situações são um momento especial para treinar respeito e bons modos entre membros que só podem se reunir em datas especiais e durante determinada época do ano. Conviver, dividir tarefas domésticas, respeitar quem quer acordar um pouco mais tarde, saber esperar os demais, quando o compromisso não é tão importante; cumprir horários de idas e vindas e lembrar de deixar um pouco de sorvete para aquele que ainda não chegou para o lanche, é positivo. Exercitar o uso das conhecidas palavras mágicas, não deixar bagunça demais espalhada por todos os cantos e pensar um pouco mais no outro, é sempre elegante.

Férias e estas primeiras semanas que dão início a um novo ano também são um tempo interessante para conviver com pessoas de diferentes idades, sendo uma oportunidade para praticar tolerância, parcerias, simpatia e empatia. Em meio às atividades de verão, os relacionamentos familiares podem fazer a diferença para o resto do ano. Afinal, quem não se lembra de algum momento marcante entre irmãos, primos, pais e avós, durante este período de férias?

Entre um passeio e outro, recheado de aventuras ou esportes, ou em uma semana com muita chuva e sem praia, é possível passar por diversas situações de maneira descontraída e divertida. Mas, quando a descontração pedir uma pausa, em família, toda correção saudável é válida. Pois, nada melhor que um tempo de convívio para fortalecer vínculos, trocar experiências e exercitar a verdadeira civilidade entre pessoas do mesmo núcleo.

Comentários
Postar um comentário