A sala de café da manhã em hotéis é ponto de encontro entre hóspedes. É o momento onde todos querem fazer sua refeição com objetivos e enfoques diferentes. Para algumas pessoas, passar uns dias em um hotel é sair da rotina em diversos aspectos. Comidas variadas, muitos funcionários em atendimento, serviços específicos, mesas decoradas com diferentes apresentações de pratos e talheres, enfim, tudo que caracteriza um café da manhã de hotel. Este clima pode interferir no comportamento de alguns durante a refeição, quanto ao modo de se servir, de pedir algo a garçons ou mesmo no relacionamento com outras pessoas no mesmo ambiente.
Cumprimentar quem estiver ao redor é sempre educado, e ser simpático na medida certa sempre cai bem, contudo é preciso cuidado, para não criar uma intimidade fora do padrão. Portar-se adequadamente é fundamental em ambientes coletivos, em especial diante do livre acesso a alimentos dispostos em aparadores. As filas para servir algum alimento devem ser respeitadas, e bom senso é vital nestas ocasiões. Melhor evitar qualquer exagero, como se fosse uma oportunidade única para degustar certos pratos. Todas as iguarias costumam ser dispostas conforme o número de hóspedes e, normalmente, são recolocadas após seu término, até que expire o horário de serviço pré-estabelecido. Portanto, não há necessidade de se consumir uma grande quantidade de comida de uma só vez. Convém agir com calma e saber que é possível repetir outras vezes, ao invés de compor pratos com porções exageradas. Certas atitudes egoístas demonstram pouca familiaridade com viagens e estadias, lembrando que quanto mais naturalidade e sensatez, melhor. Quem estiver acompanhado de crianças deve assumir um olhar mais atento, para que elas fiquem bem assistidas, saibam se portar e não interfiram no bem-estar dos demais. Ao manipular talheres, fica a sugestão do gestual sutil e discreto enquanto se saboreia os alimentos. Se houver facilidade para fazer sanduíches em torradeiras ou forninhos, é interessante cautela, para não danificá-los. Caso ocorra um acidente ou algum alimento caia ao chão, sujando o local, aja com discrição e solicite a ajuda de algum funcionário, sem grandes alardes. Tanto em viagens profissionais quanto turísticas, é muito importante valorizar bons modos, saber se comportar e se relacionar civilizadamente com todos. |
Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p...
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