Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é food trucks?

Você sabe o que é food trucks?
Artigo para o Jornal DS
A nova mania em algumas cidades do país são os food trucks, que são itinerantes unidades móveis de gastronomia. Não são nossas conhecidas carrocinhas de cachorro-quente ou trailers de sanduíche e churrasquinho, que já têm seu público garantido. São, na realidade, alguns tipos de caminhões, kombi ou qualquer outro automóvel do gênero que sofrem  transformações e são adaptados, adquirindo uma eficiente estrutura interna. Bem coloridos externamente, assemelham-se a um mini-restaurante. As modificações são feitas por empresas especializadas, que instalam geladeiras, fogões, fornos, armários especiais, pias, reservatórios de água, pontos de eletricidade, caixas registradoras e tudo mais que seja importante para conservação, preparo, venda e entrega dos produtos. Normalmente possuem uma decoração específica, relacionada à proposta da culinária oferecida,  por sinal, muito variada. É possível observar desde espaços que fornecem quitutes e salgadinhos tradicionais brasileiros até pratos exóticos e charmosos para todos os paladares. Alguns têm assinatura de chefs de cozinha, com iguarias de diversos lugares do mundo, algo que chama muita atenção.
foto: EEBS

Em geral, os funcionários vestem trajes alusivos à origem gastronômica dos pratos apresentados, artifício que dá um encanto a mais ao serviço. A execução desses pratos deve ser rápida e é importante que sejam servidos em embalagens descartáveis, pois o público que aprecia os food trucks, na hora o almoço, costuma ter pouco tempo para comer e precisam retornar rapidamente ao trabalho.

Essa moda começou, por necessidade, nos Estados Unidos, como uma alternativa para contornar esses últimos anos de crise econômica. A ideia foi muito bem aceita pela sociedade que curte uma boa comida de rua. Hoje, em algumas capitais, há praças de alimentação construídas ao ar livre, com mesas e cadeiras apropriadas para que as pessoas possam se acomodar e comer com certo conforto. Nesses locais, ficam estacionados vários destes veículos e o consumidor fica livre para escolher o que quer comer.
 Estes mini–restaurantes móveis fazem, inclusive, parcerias com outros estabelecimentos, pois, quando estacionados em frente ao local, atraem muita gente. Além disso, também são contratados para eventos.

É uma nova tendência para marcar encontros, conviver em sociedade e degustar sabores diferentes, talvez inusitados. Algo ainda diferente, bem descontraído, com sabor retrô e que tem agradado a muitos.
fotos : web

Dicas de comportamento e boas maneiras? Curta nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem mexeu nas minhas coisas?

Há quem não se importe quando alguém mexe em suas coisas mas, a maioria não gosta e com razão. Não se deve violar correspondências, fuçar armários, abrir geladeiras, sem antes pedir permissão. Este artigo foi escrito para a coluna de Etiqueta Social do jornal DS e é o assunto de hoje, aqui no blog. Confira: Quem mexeu nas minhas coisas? É comum saber de alguém que ficou indignado por se sentir invadido ou desrespeitado por outra pessoa que tenha mexido em suas coisas. Não se deve mexer em nada que não seja seu, sem antes pedir permissão, muito menos, bisbilhotar gavetas ou algo semelhante. Se seu trabalho implica em lidar com papéis, documentos e objetos de outros, é preciso muito cuidado para poder realizar suas tarefas sem invadir a privacidade ou danificar algo. É importante realizar só aquilo que lhe foi pedido e autorizado e, na dúvida, perguntar como proceder, ao invés de agir por conta própria e fazer algo que seja prejudicial ou irreversível. Estas regras valem tanto p...

Regras de etiqueta para horários de visitas e telefonemas

Tem certas coisas que a gente tem que evitar no dia-a-dia, entre elas, a inconveniência. Sabe aquele dia que você trabalhou até tarde ou, por qualquer outro motivo, foi dormir de madrugada porque sabia que poderia dar uma esticadinha no sono no dia seguinte? Parece que a gente se prepara para relaxar e repor um pouco as energias, eis que, alguém simpático , resolve lhe telefonar às 7:30h da manhã. Por mais que a gente resolva não atender, no caso de um celular, quando a ligação é para o telefone fixo, não tem como não lesar o descanso tão esperado. Não estou comentando sobre telefonemas importantes e emergenciais, mas sim, sobre algumas pessoas sem noção que ligam à qualquer hora, sem entender que, em certos horários, a gente não liga para ninguém! Da mesma forma, algumas visitas... Há quem resolva lhe visitar do nada, sem antes dar um telefonema para combinar e decide chegar nos horários mais impróprios, sem se tocar de que está cometendo uma gafe "daquelas". Se...

RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS.

 As aulas estão de volta e, com elas, recomeçam uma série de atividades. Experiências novas, novos relacionamentos, expectativas diferentes e até um certo "medinho" do que está por vir. Tudo isto é esperado, porque é assim mesmo.  Acho que o mais importante, e o que gostaria de focar aqui, é o relacionamento entre professores, pais e alunos durante o ano letivo.  Em tempos em que tudo é permitido, ficou um pouco mais tenso, o clima, em algumas salas de aula. Realmente, por mais que muitas coisas tenham mudado nestas últimas décadas, algo não pode mudar: o respeito do aluno para com o professor . Não é possível entrar em um ambiente com 30 alunos e um professor, com um total de 31 caciques! Na verdade, todos querem mandar e fazer com que suas ideias prevaleçam, mas ninguém quer obedecer as regras estabelecidas. Os alunos já chegam na escola com uma bagagem sinistra, sem limites e isto é muito complicado. Revela a educação que eles recebem dentro de seus lares, que ...