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Quem é formador de opinião?


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A palavra formador, significa o que dá forma, o que faz forma ou o que molda. Estes significados se tornam muito importantes quando a proposta é tecer conceitos. O conteúdo do discurso de um indivíduo e sua difusão pelos meios de comunicação influencia um número expressivo de pessoas. É alguém que tem capacidade de influenciar e modificar a opinião dos outros nos campos político, social, moral, cultural, econômico, esportivo, alimentar, entre outros setores. São indivíduos, que de alguma maneira, conseguiram destaque na sociedade e alteraram a opinião e a conduta nos mais diversos ambientes, inclusive no setor de marketing, através de propagandas que promovam o consumo de determinado produto, ou adesão a uma causa, através de sua imagem pessoal ou pela importância na atividade que exerce. 
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Atualmente, pelo fácil acesso a vários meios de comunicação, em especial a internet, todos têm a possibilidade de formar de opinião. Um exemplo desta afirmação é o crescente uso e acesso a sites de compartilhamento de vídeos em formato digital, como YouTube, Instagram, ou pela infinidade de blogs e redes sociais existentes no momento presente. Os vídeos compartilhados, por si só, podem influenciar milhões de pessoas de diversas localidades. 

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O jornal espanhol, El Pais, há dois anos, publicou um artigo em seu site sobre o atual hábito dos jovens, que caracterizam uma geração denominada Z ou millenials, que não vêem quase televisão e preferem apenas seguir  youtubers e influenciadores digitais. Sim, artigos e vídeos disponibilizados em site, blogs e microblogs têm expressiva influência na sociedade.

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 Antes da facilidade de acesso à internet, eram considerados formadores de opinião, apenas quem fizesse parte de um núcleo mais específico, como jornalistas, celebridades do mundo artístico, político ou religioso. Mas, atualmente, ser formador de opinião não é uma condição apenas para jornalistas, críticos e professores. Sempre que alguém disser ao outro seu conceito ou avaliação sobre algo, está formando opinião. O impacto do que é expresso pode ser maior ou menor, conforme a empatia entre emissor e receptor, isto é, entre quem passa o recado e seus seguidores.

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 Esta é realidade atual, fato que estimula pessoas de todas idades e de diversas áreas de atuação a buscarem recursos e conhecimento para adquirirem um melhor nível de comunicação pessoal dentro das mídias digitais.  

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